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Realcafé Solúvel do Brasil, é uma empresas que atua no mercado há mais 30 anos, produzindo e exportando café de qualidade. Comercializa seus produtos em 40 países, destinando oitenta por cento da produção a este mercado.

No segundo semestre de 2002 as embalagens do produto café solúvel, da Realcafé, passaram por uma reformulação e mais uma novidade foi agregada à família: o sachet de 2 gramas. Era necessário que o público consumidor, defi nido como formador de opinião, – empresários, políticos, enfim, um público selecionado – percebesse essa reformulação, que tornava a marca mais jovem, simpática e acessível, e que ao mesmo tempo conhecesse a nova opção a qual ele estava sendo apresentado.

Assim como o tamanho da nova embalagem, a verba destinada ao lançamento era reduzida. Tínhamos o objetivo de alcançar uma porcentagem grande do nosso target, tornando a embalagem conhecida e criar o maior impacto possível com uma freqüência baixa, utilizando assim a verba da melhor forma.

Optamos por fazer um anúncio impactante e criativo, gerando maior surpresa e aumentando a receptividade, para depois ser realizada a sustentação com anúncios menores. A idéia foi “sujar” o jornal.

O primeiro anúncio consistia em três páginas seqüenciais. Na primeira colocamos manchas redondas de café por cima das notícias e a frase “Tinha um presentinho para você aqui mas parece que alguém chegou na frente”. Na segunda página via-se respingos de café também por cima das notícias e a frase “Puxa vida, outra vez! Vire rápido a página, ainda tem mais um”. Na última página colamos o sachet com a frase “Ah! Finalmente” e o conceito “Com esse novo visual ficamos irresistíveis. Agora também em refil e sachet”.

Nos dias que seguiram, veiculamos anúncios reforçando o conceito que lançava a nova embalagem. Escolhemos o Jornal A Gazeta, por sua alta penetração no target defi nido, principalmente no domingo (dia da veiculação), além de ser um meio tradicional e com alta credibilidade. Segundo o IVC do mês do anúncio, julho de 2002, a tiragem total aos domingos foi de 51.376. Paralelo a isso foi realizada uma ação na qual distribuímos um kit para degustação.

A maioria das pessoas tem o hábito de ler jornal pela manhã, na hora do café, principalmente aos domingos. Esse fato criou uma situação inusitada: ao ler o jornal, várias pessoas tiveram a real impressão de que alguém na sua casa tinha lido o jornal antes e o manchado ao tomar café. Não foram poucos os casos relatados por colaboradores e pelo próprio cliente.
Após a veiculação o cliente contabilizou um incremento de 10% nas vendas, além de termos alcançado o recall desejado.