Uma constante dúvida que paira entre as empresas após a pandemia é: qual o melhor modelo de trabalho? Home office, flex office/ híbrido, presencial? Acredito que não teremos a resposta correta, até porque depende muito de empresa para empresa. Entretanto, algo que acredito plenamente é que nada substituirá a conexão olho a olho.
O presidente-executivo da Walt Disney, Bob Iger, definiu a volta do time para o escritório no próximo dia 1º de março, em um modelo híbrido, no qual os profissionais deverão estar presentes quatro dias por semana. Segundo ele, essa mudança é uma estratégia para estimular a inovação dos times.
“A criatividade é o coração e a alma de quem somos e do que fazemos na Disney…” e completa: “em um negócio criativo como o nosso, nada pode substituir a capacidade de se conectar, observar e criar com colegas fisicamente juntos”.
Essa opinião corrobora com uma pesquisa do MIT batizada The Future of Workplace Learning – A Survey, que diz que apesar dos esforços das equipes de trabalho para alcançar inovações revolucionárias, resolver problemas complexos, construir cultura e gerenciar conflitos ainda são realizados de forma muito mais eficaz pessoalmente, dadas as limitações atuais da tecnologia. Incluo a isso, a falta de preparo de nós gestores e líderes em atuar nestes dois ambientes – virtual e presencial. Estamos tendo que nos capacitar e ao mesmo tempo já colocar em prática.
Aqui na Prisma Inteligência de Marketing temos adotado o modelo híbrido. Adaptamos o trabalho, mas não deixamos de ter o contato presencial, os workshops, as reuniões de alinhamento, o contato com o cliente para tomar um café e tirar os melhores insights. Como empresa de criatividade, que entrega estratégias para empresas e pessoas, precisamos entender o que elas querem afundo, imergir, perguntar, traduzir o olhar, traduzir o sorriso, traduzir uma possível dúvida…E nada como o presencial para mostrar de forma mais fidedigna.
Aliado a isso, entendemos também que o profissional que está conosco aprendeu e valoriza o seu momento de trabalho em casa ou em outro lugar que lhe seja possível fazer entregas. Mais do que bater ponto, queremos produtividade, resultados, criatividade e uma mente com focos em ações voltadas à inovação. Por isso, passamos pelo exercício diário de avaliar as melhores soluções.
Encontrar o melhor modelo de trabalho em um cenário pós-pandemia, convenhamos, não é uma tarefa tão simples, mas acreditamos que a cultura e a criatividade se fortalecem quando não deixamos de nos conectar.
Raquel Rampom Medeiros – Diretora Executiva da Prisma Inteligência de Marketing